Por que não caímos no Sol?

Muitas pessoas não entendem processos básicos sobre a natureza ou a realidade – ou sobre o universo como preferir – processos esses que poderiam mudar a forma como veem e compreendem as coisas e a si mesmas, simplesmente por não fazerem perguntas como as crianças o fazem.

Por isso, não entendemos nem mesmo como funciona nossa casa ou nossa vizinhança cósmica. Não compreendemos o básico, dando oportunidade, com isso, para que aceitemos qualquer informação como válida. No entanto, essa “validade” dificilmente sobreviveria às primeiras e mais simples perguntas. Mas, como não as fazemos, somos vítimas de nosso silêncio.

Por que os planetas não caem sobre o Sol? Não é uma pergunta que uma criança faria com naturalidade e empolgação?

Vamos à resposta, usando, primeiramente, um exemplo de uma pedra atraída pela Terra pela gravidade.

Se soltarmos a pedra de certa altura, ela cai na vertical, sempre em direção ao centro da Terra, onde a densidade, e, portanto, a gravidade, são maiores. Se atirarmos a pedra na horizontal, ela já não cai mais na vertical, mas descreve uma curva parabólica. Quanto maior a velocidade da pedra na horizontal, mais longa a curva e mais longe ela cai.

Um satélite em órbita em torno da Terra é exatamente como essa pedra, só que viajando a uma velocidade tão alta – 28.000 km/h por exemplo – que continua sempre caindo, sem tocar no chão.

Os planetas também são satélites – do Sol – “caindo” sobre ele. E por que não caem de vez? Porque no espaço não tem ar e, portanto, não tem atrito. É uma queda “praticamente” eterna, até que algo interaja com eles.

É por isso que estamos aqui. Porque a Terra cai em direção ao Sol há mais de 4,5 bilhões de anos. Se estamos aqui, é em função desse fato, o que possibilitou muitos outros nesse tempo todo. É incrível que hoje, com tantas informações ao nosso redor, não saibamos, e fiquemos boquiabertos com a quantidade de coisas básicas que não sabemos a nosso respeito, simplesmente porque a criança dentro de nós parece ter desaparecido.

2 comentários em “Por que não caímos no Sol?

    1. Olá… Desculpe pela explicação não ser satisfatória. Acredito que encontrará informações mais adequadas caso pesquise sobre o tema. Obrigado.

Deixe um comentário